Samhain

O Samhain (31 de Outubro - 01 de Novembro) é, basicamente, uma comemoração celta que celebra a passagem do ano celta, também conhecido como Ano Novo das bruxas, para os praticantes da Wicca e religiões Neo-pagãs.

Acredita-se que, durante o período de Samhain, o véu entre o mundo dos mortos e dos vivos está mais tênue, o que proporciona que eles possam visitar seus parentes vivos. Assim como o nevoeiro que deixa invisível o mundo mágico das fadas se dispersa, a fronteira entre esses mundos desaparece e os seres mágicos podem ser vistos pelos humanos.

É importante, durante esse período, a reflexão e meditação sobre os ciclos da natureza, a vida e a morte. É uma época para nos conectarmos com as energias dos nossos antepassados.


Todo o calendário das antigas religiões tem a ver com a natureza. Logo, os ritos, festivais e celebrações, servia para marcar as épocas do ano. Esse calendário se chama Roda do Ano, que é composto por 8 Sabbaths. O Samhain marca o início do inverno, assim como Beltane marca o início do verão. O Imbolc é o início da primavera e Lammas é o início do outono. Além desses, temos Yule (Solstício de inverno), Ostara (Equinócio de primavera), Litha (Solstício de verão) e Mabon (Equinócio de outono).

Como é um calendário baseado nas estações do ano, é claro que o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul do planeta comemoram de forma diferente. Contudo, a maior parte dos grupos Wicca e Neo-pagãos no Brasil hoje comemoram o que se chama de Roda do Ano Mista. Isso significa que as datas de Samhain e Beltane permanecem da mesma forma, independente do seu hemisfério e todo o resto muda, de acordo com o local do planeta onde você está.

E ai você me pergunta: Por que, no hemisfério sul, também se comemora Samhain em 31/10, já que a festa é para marcar o início do inverno e, nessa época, estamos nos encaminhando para o verão?

De fato, por causa da época, o Samhain acaba servindo também para marcar o começo do inverno no hemisfério norte. Contudo, o mais importante dessa data é a energia transmitida por ela. Como já expliquei ai em cima, é uma época para entrar em contato com a energia dos ancestrais e isso está mais propício nesse período do ano. Por isso, é importante que, mesmo pra quem more no hemisfério sul do planeta, comemore Samhain em 31 de Outubro, assim como Beltane em 01 de Maio

Nenhum comentário: